O Epidemic GNU/Linux é um sistema operacional livre, baseado diretamente no Projeto Debian, desenvolvido com o intuito de facilitar a vida dos novos usuários linux. Ele se destaca das demais distribuições linux por ser:
Fácil de obter
O Epidemic é pequeno. Sua imagem ISO possui menos de 700 MB, cabe em um único CD e pode ser baixada, gratuitamente, de um dos servidores listados em nossa página de downloads.
Fácil de usar
Livecd
O Epidemic não precisa sequer ser instalado. Ele roda direto do CD, detectando e configurando, automaticamente, todo o hardware. Tudo o que é preciso fazer é baixar sua imagem ISO, gravá-la em um CD, e reiniciar o computador com o CD do Epidemic no driver.
Segurança e praticidade
Ao contrário da maioria das distribuições linux, o Epidemic não utiliza o sudo para conferir privilégios de administrador ao usuário default.
O epdsu, um programa desenvolvido especialmente para o Epidemic, se encarrega de verificar qual usuário está tentando utilizar os programas que precisam de privilégios de root e de concedê-los automaticamente ao usuário epidemic.
Isto é muito útil, pois permite que tais programas possam ser rodados de forma transparente, inclusive a partir dos seus ícones, sem a necessidade de abrir o konsole e digitar: sudo nome-do-programa &, ou qualquer outra coisa do gênero.
Mas, quando o Epidemic é instalado no computador, o epdsu é deletado e o usuário passa a ter que utilizar, normalmente, a senha de root para rodar qualquer programa que precise de privilégios de administrador.
Este método garante um equilíbrio entre facilidade de uso e segurança, pois os privilégios de administrador só são conferidos ao Epidemic quando o sistema está rodando direto do CD, o que normalmente ocorre por um curto intervalo de tempo e, ademais, qualquer alteração feita no CD é perdida, durante a reinicialização do sistema.
Estrutura de arquivos
Uma diferença que o Epidemic possui em relação ao Knoppix e suas distribuições derivadas, está relacionada com a forma como o ramdisk é montado.
É que o Epidemic, ao contrário do Knoppix, não utiliza symlinks na montagem do ramdisk, o que reflete diretamente na estrutura de diretórios apresentada aos usuários que, no Epidemic, é bem mais simples, além de ser completamente compatível com a estrutura de diretórios utilizada pelo Debian.
Epidemic ramdisk | Knoppix ramdisk |
Menu K
O Debian possui um sistema de atualização automática de menus muito útil e eclético, capaz de funcionar adequadamente com vários gerenciadores de janelas.
Basta instalar um novo pacote de programa .deb, para que o seu ícone seja colocado na estrutura de menus de todos os gerenciadores de janelas suportados pelo sistema.
Mas, ao invés de integrar os ícones dos programas à estrutura de menus própria de cada gerenciador, é criado um submenu Debian com todos os programas detectados pelo sistema de atualização.
Esta, não é a solução ideal, pois cria uma estrutura de menus altamente redundante.
Pensando em contornar o problema tanto o Knoppix quanto o Epidemic se preocuparam em integrar o submenu Debian à estrutura de menus própria do KDE.
A abordagem adotada pelo Epidemic, entretanto, garante uma seleção mais apurada dos programas que são integrados à estrutura de menus do KDE, evitando, desta forma, a criação de entradas duplicadas.
Epidemic menu | Knoppix menu |
Fácil de Instalar
Embora seja capaz de rodar direto do CD, o Epidemic também pode ser instalado no computador, o que, além de melhorar a performance do sistema, tornando-o nitidamente mais rápido, permite ao usuário personalizá-lo, alterando arquivos de configuração e instalando novos pacotes de programas.
Para ajudar na sua instalação, o Epidemic conta com um instalador próprio: o Epidemic-Installer, um instalador extremamente rápido e fácil de usar, escrito em C/C++, com a utilização das bibliotecas QT e KDE.
Com a ajuda do Epidemic-Installer o próprio usuário pode instalar o Epidemic em seu computador, sem a necessidade de qualquer tipo de suporte técnico.
É interessante notar que o instalador do Epidemic pode chegar a ser até duas vezes mais rápido que o do Knoppix e consegue realizar todo o processo de instalação em apenas quatro etapas, enquanto o do Knoppix precisa de nada menos que vinte e uma etapas para realizar o mesmo trabalho.
Para mais informações sobre o processo de instalação do Epidemic, veja a nossa página de instalação.
Fácil de personalizar
Synaptic
O Epidemic é totalmente compatível com o sistema de pacotes ".deb" utilizado pelo Debian.
Somente nos repositórios oficiais do Debian, existem mais de 18.000 pacotes de programas .deb, que podem ser baixados e instalados gratuitamente pelos usuários do Epidemic, com o auxilio do Synaptic, um gerenciador gráfico de pacotes.
Easy Channel
O Epidemic possui também o Easy Channel, um módulo de controle do KControl (centro de controle do KDE), desenvolvido pela equipe do Epidemic, que permite aos usuários instalar programas especiais (restritos, fontes, complexos), de forma extremamente simples.
Além da instalação de pacotes especiais, o Easy Channel também pode ser utilizado para tarefas de configuração e manutenção do sistema, como, por exemplo, a correção automática de bugs.
EpdBootsplash
O Epidemic conta ainda com o EpdBootsplash, um módulo do KControl (centro de controle do KDE), desenvolvido pela equipe do Epidemic, para ajudar os usuários a instalar remover e configurar, de forma simples, temas do Bootsplash.
Visual moderno e agradável
Gfxboot
Tanto quando roda direto do CD, quanto quando está instalado no computador, o Epidemic utiliza como gerenciador de boot o GRUB com suporte ao GFXBoot, o que deixa o processo de boot do Epidemic muito mais bonito e uniforme.
Bootsplash
No Epidemic, ao contrário do Knoppix e de algumas de suas distribuições derivadas o boot é realizado, por padrão, no modo gráfico.
Mas, se desejar, o usuário pode, a qualquer momento, passar para o modo texto clicando na tecla F2 e, se preferir, poderá, ainda, desabilitar o boot gráfico desde o início, escolhendo nosplash durante a inicialização do sistema.
Epidemic boot | Knoppix boot |
Compiz Fusion
O Compiz Fusion é o resultado de uma fusão entre o conhecido gerenciador de janelas Beryl e o Compiz Extras, uma comunidade que desenvolve melhorias para o gerenciador de janelas Compiz.
Seu objetivo é o de proporcionar aos usuários uma maneira fácil e divertida de usar janelas ambiente, fornecendo alguns efeitos impressionantes, velocidade e utilidade.
No Epidemic GNU/Linux, o Compiz Fúsion, além de já vir previamente instalado e configurado, pode rodar direto do CD, sendo portanto uma excelente forma de conhecer e demonstrar os impressionantes efeitos desse novo gerenciador de janelas, sem ter que instalá-lo.
Pronto para a diversão e o trabalho
Programas
Embora pequeno, o Epidemic já vem com um selecionado conjunto de programas, previamente instalados e configurados, que permitem aos seus usuários assistir filmes, ouvir músicas, navegar pela internet, trocar mensagens instantâneas com seus amigos, fazer ligações telefônicas, compartilhar arquivos, editar textos, confeccionar planilhas de dados e muito mais.
Drivers 3d da NVIDIA e ATI
No Epidemic, além de previamente instalados e configurados, os drivers 3d da NVIDIA e ATI podem ser ativados, automaticamente, durante a inicialização do sistema, com as opções de boot do CD.
Suporte a placas de rede wireless
O Epidemic já vem com suporte às placas Ralink rt200, Atmel at76c50x, Intel Pro Wireless 2100, Intel Pro Wireless 2200/2915, Intel Pro Wirelles 3945, Intel Wireless WIFI Link 4965AGN (utilizadas nos novos Centrinos), Atheros 521x, Broadcon BCM43x/Airport Extreme, Prism54, TI ACX100/ACX111, Zydas, dentre outros.
Suporte a escrita em partições NTFS
No Epidemic o suporte a escrita em partições NTFS é habilitado por padrão, via ntfs-3g
Projeto comunitário
O Epidemic é um projeto ainda pequeno, mas que já nasceu cheio de vigor e de novas idéias.
Ele é também um projeto livre e aberto que precisa da colaboração da comunidade para poder se aperfeiçoar ainda mais.
Existem muitas formas de colaborar com o projeto. Se você sabe programar em C/C++, pode desenvolver alguma aplicação específica para o Epidemic. Se sabe bash script, pode criar uma tarefa para o Easy Channel. Se sabe inglês, pode ajudar com traduções. Se sabe usar o Gimp ou qualquer outro programa de manipulação de imagens, pode ajudar com os temas do Epidemic. Se possui experiência com o linux, pode ajudar os usuários novatos no Forum. Na verdade, você pode contribuir muito com o projeto simplesmente informado no Forum como foi o download, a utilização e a instalação do Epidemic.
Suas sugestões e críticas sinceras serão sempre muito bem-vindas. Elas são indispensáveis para que possamos corrigir os problemas acaso existentes, ajustar os rumos do projeto e preparar o terreno para o lançamento das próximas versões.
Ecommunity
Pensando, exatamente em fortalecer os vínculos comunitários, foi desenvolvido pela equipe do Epidemic o Ecommunity, um programa que tem por objetivo dar os devidos créditos a quem, de qualquer forma, contribui para o desenvolvimento do projeto.
Lembre-se, se você quer participar do desenvolvimento de uma distribuição linux, verdadeiramente comunitária, contribuindo, desde o início, para o seu progresso e influenciando nas decisões do projeto: este é o momento.
Home Page http://www.epidemiclinux.org/
Na verdade são 1.6 GB e não 700 MB. Se tivesse seeds no torrent ja teria baixado, com meu carro de boi, por link é impossivel.
ResponderExcluir