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O que é o Squeak?
O Squeak é uma novidade com pouco mais de uma década e raízes nos anos sessenta do século passado, baseada em smalltalk, a primeira linguagem de programação orientada a objectos, inventada por Alan Kay, desenvolvida na Apple e experimentada na Walt Disney. Squeak começa a fazer sentido, entre nós, com os contributos de várias comunidades de utilizadores incentivadas por Kay através do portal Squeakland, do licenciamento mais aberto da Apple e do interesse despertado pela iniciativa OLPC (One Laptop per Child).
Squeak é a implementação de uma proposta sobre a forma como podemos utilizar os computadores para interagir com a informação, para criarmos o nosso próprio conhecimento (confira).
Enquanto sistema multimédia, precursor da programação das próprias brincadeiras, o Squeak eToys abre um mundo de possibilidades de exploração e experimentação em todas as áreas de conhecimento, excepcionalmente visível na simulação e representação de modelos, como afirmam B.J. Allen-Conn & Kim Rose, no livro Powerful Ideas in the Classroom, publicado em 2003 cuja versão espanhola pode descarregar de Squeakland.org. No último trimestre de 2008 surgiu uma tradução para português, disponibilizada pela etoysbrasil que pode ser encontrada aqui: Ideias Poderosas na Sala de Aulas
Contudo, a nossa dificuldade de libertação dos modelos e interfaces tradicionais impede-nos de ver para além do mundo em branco que é o ecrã do Squeak.
Onde obtenho o Software?
Squeak é software livre e pode ser descarregado a partir deste sítio, versão em Português ou do sítio web de www.squeak.org (versão original, em Inglês)
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