Enquanto não sai o Ubuntu 9.04, codinome Jaunty Jackalope. Ao comparar a inicialização da versão 8.10 atualizada( kernel 2.6.27-4 e gnome 2.24.1) com o beta 9.04 (kernel 2.6.28-11 e gnome 2.26.0), o beta foi 5 segundos mais rápido (36 contra 31 segundos).Segundo testes de especialistas.
Parte desta melhoria está na nova versão do gnome e servidor gráfico X.org 1.6, que agora inclui novos drivers. A boa nova é que alguns drivers da ATI foram validados e agora os efeitos gráficos que antes não funcionavam, passam a funcionar para alguns modelos. Há também uma pequena mudança nas preferências de vídeo e agora é mais fácil espelhar a tela em multiplos monitores.
Além da tradicional atualização dos pacotes e as melhorias tradicionais, dois sistemas disponíveis para instalação chamaram atenção. O primeiro é o Eucalyptus (Elastic Utility Computing Architecture for Linking Your Programs To Useful Systems), uma implementação de computação em nuvem similar ao Amazon EC2 (com comandos assemelhados). A segunda é o kernel oops, um serviço (daemon) capaz de coletar informações de erro do kernel (crash signatures) e submeter a um banco de dados para ajudar a equipe de desenvolvedores. É interessante acompanhar qual versão tem mais problemas e fugir dela se necessário.
Para fazer upgrade de uma versão anterior, basta pressionar ALT+F2 e digitar:
update-manager -d
Vamos ao meu teste no meu equipamento.
No meu teste o Ubuntu 9.04 levou 32 segundos até a tela de login e 20 até a montagem final do sistema.
O que foi decepcionante.
O windows xp sp 2 deu uma surra no Ubuntu no mesmo equipamento inicializou em apenas "míseros" 20 Segundos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário